sexta-feira, 4 de maio de 2018

Sessão Terror- Amores Canibais

Resultado de imagem para amores canibais filmeTítulo Original: The Bad Batch


Direção: Ana Lily Amirpour

Elenco: Suki Waterhouse, Jason Momoa, Jayda Fink, Keanu Reeves.


Sinopse: Em um futuro pós-apocalíptico, uma comunidade de canibais leva uma vida pacífica em um terreno isolado no Texas. Tudo muda quando um musculoso membro do clã decide brincar com a comida... e acaba se apaixonando.Sociedades distópicas sempre foram um tema constante no cinema e literatura e é fácil perceber a razão: a história, no caso, não funcionaria apenas como ficção, mas como um aviso do que há por vir para a humanidade. Os elementos que definem o tipo de comunidade nestas obras são quase sempre excesso de burocracia, elitismo, desigualdade social e opressão contra as minorias; não é coincidência, estes elementos são retratados porque a arte nada mais é do que um reflexo da vida real.


Amores Canibais, escrito e dirigido pela iraniana Ana Lily Amirpour, se baseia quase que inteiramente neste conceito de que a mensagem seria tão importante quanto (ou mais) do que a narrativa em si. Já no início do filme somos jogados no meio da situação sem entender direito o que está acontecendo: acompanhamos a garota interpretada por Suki Waterhouse enquanto ela é deixada em um deserto que, somos informados através de uma placa, não faz parte legalmente dos EUA. A personagem não pode voltar, pois uma grade a impede, entretanto está calma e parece já ter se contentado com isso.





Descobrimos, então, que a locação nada mais é do que uma espécie de "lixão da sociedade", onde os governantes deixam os cidadãos incômodos, criminosos ou aparentemente sem função; daí o título original The Bad Batch, que em tradução livre seria algo como "o lote estragado", expressão usada para denotar os excluídos pela sociedade na obra. Os infelizes então formam uma pequena cidade dentro do deserto, Conforto; quem não faz parte acaba sofrendo para sobreviver, tendo que apelar até para canibalismo na infinidade de areia em que se encontram.

O roteiro não é necessariamente original, esse conceito da sociedade trancando a "escória" para dar uma impressão melhor (apesar de falsa) para si mesma já foi bastante utilizada antes e os próprios cenários, figurinos e direção de arte lembram bastante os da franquia Mad Max; agora, infelizmente, com aquela paleta de cores naturalizada sem graça da maioria dos filmes originais Netflix, que deixa de lado aquela sensação de energia e isolamento perfeitamente transmitida por George Miller.




Essa é a maior impressão que a obra passa, na verdade: tenta entregar diversas críticas sociais na forma de alegorias ou na cara dura mesmo, porém todas elas soam ou genéricas demais ou repetições de mensagens entregadas (de forma melhor) por outros filmes. Não há nem um foco em nenhuma metáfora em específico, todas são entregadas e passadas por cima, o que acaba contribuindo para a falta de desenvolvimento ou às vezes até em confusão moral: em um certo momento é traçado um paralelo entre os excluídos da Conforto e refugiados de países carentes, evidenciando um olhar preconceituoso que os privilegiados têm deles, o que até faria sentido se o próprio filme não desse motivos justificáveis para o preconceito.Resultado de imagem para amores canibais filmeResultado de imagem para amores canibais filme

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